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Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (Turma da noite)
Curso
Misto
105h
Dia | Horário | Nome/Conteúdo | ||
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07/03/2022 | 19:00 - 21:30 | Aula Inaugural: Aspectos teóricos sobre: O Surdo, a surdez, sua cultura e sua língua | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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07/03/2022 | 19:00 - 21:30 | Filme: A família Belier | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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14/03/2022 | 19:00 - 21:30 | Alfabeto, numeral, saudações e apresentação pessoal | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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21/03/2022 | 19:00 - 21:30 | Pronomes pessoais e família | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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28/03/2022 | 19:00 - 21:30 | Introdução aos estudos gramaticais 1 | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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04/04/2022 | 19:00 - 21:30 | Alimentos e bebidas - Parte 1 | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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11/04/2022 | 19:00 - 21:30 | Alimentos e bebidas - Parte 2 | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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18/04/2022 | 19:00 - 21:30 | Advérbios de tempo, pronomes indefinidos e quantificadores | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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25/04/2022 | 19:00 - 21:30 | Profissões | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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02/05/2022 | 19:00 - 21:30 | Introdução aos estudos gramaticais 2 | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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09/05/2022 | 19:00 - 21:30 | Práticas de conversação | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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16/05/2022 | 19:00 - 21:30 | Advérbios de modo e cores | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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23/05/2022 | 19:00 - 21:30 | Meios de Comunicação | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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30/05/2022 | 19:00 - 21:30 | Animais | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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13/06/2022 | 19:00 - 21:30 | Léxico das atualidades e das tecnologias | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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20/06/2022 | 19:00 - 21:30 | Léxico de cidadania e política | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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27/06/2022 | 19:00 - 21:30 | Práticas de conversação (Instrutor surdo) | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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04/07/2022 | 19:00 - 21:30 | Práticas de conversação (Instrutor surdo) | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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11/07/2022 | 19:00 - 21:30 | Práticas de conversação(Instrutor surdo) | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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18/07/2022 | 19:00 - 21:30 | Práticas de conversação (Instrutor surdo) | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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25/07/2022 | 19:00 - 21:30 | Advérbios de frequência, dias da semana, meses e estações do ano | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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01/08/2022 | 19:00 - 21:30 | Pronomes demonstrativos, advérbios de lugar, países e locais | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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08/08/2022 | 19:00 - 21:30 | Pronomes interrogativos e pronomes possessivos | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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15/08/2022 | 19:00 - 21:30 | Práticas de conversação | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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22/08/2022 | 19:00 - 21:30 | Direção perspectiva e verbos sem concordância | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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29/08/2022 | 19:00 - 21:30 | Práticas de conversação | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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05/09/2022 | 19:00 - 21:30 | Vocabulário especifico da esfera educacional | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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12/09/2022 | 19:00 - 21:30 | Surdocegueira | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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19/09/2022 | 19:00 - 21:30 | Gramática: uso do corpo e tipos de espaços gramaticais | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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10/10/2022 | 19:00 - 21:30 | Literatura Surda | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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24/10/2022 | 19:00 - 21:30 | Gramática: tópicos especiais em linguística | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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07/11/2022 | 19:00 - 21:30 | Gramática: tradução musical | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
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21/11/2022 | 19:00 - 21:30 | Gramática: variação e mudanças linguísticas / Avaliação | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi ![]() |
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22/11/2022 | 00:00 - 20:00 | Atividades extraclasse (dias e horários variados) | ||
Indefinido |
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05/12/2022 | 19:00 - 21:30 | Final | ||
Sala de aula da Escola do Parlamento - Câmara Municipal de Itapevi |
04/03/2022
Metas ODS
4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
- 4.1 - Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário
- 4.2 - Até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino primário
- 4.3 - Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
- 4.4 - Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
- 4.5 - Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
- 4.6 - Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
- 4.7 - Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
- 4.a - Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos
- 4.c - Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países de menor desenvolvimento relativo e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos
- 8.5 - Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor
- 8.6 - Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação
10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
- 10.2 - Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
- 11.2 - Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos
- 11.7 - Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, em particular para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência
17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
- 17.18 - Até 2020, reforçar o apoio ao desenvolvimento de capacidades para os países em desenvolvimento, inclusive para os países de menor desenvolvimento relativo e pequenos Estados insulares em desenvolvimento, para aumentar significativamente a disponibilidade de dados de alta qualidade, atuais e confiáveis, desagregados por renda, gênero, idade, raça, etnia, status migratório, deficiência, localização geográfica e outras características relevantes em contextos nacionais